terça-feira, 20 de outubro de 2009
José Fortes
FORTES, José (José Alves Fortes Filho) – n. 11-03-1944 - Piracuruca (PI). Filho de José Alves Fortes e Teresa Alves Fortes. Jornalista, poeta e cronista. Foi chefe de reportagem, diretor do Departamento de Jornalismo e chefe de gabinete da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado. Dirigiu o “Jornal da Integração”, da Central de Rádio da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado. Na imprensa, militou como editor chefe do jornal “O Dia”, editor e diretor executivo do jornal “Diário do Povo” e diretor e editor chefe do jornal “O Estado”. Vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE/PI).
Detém, entre outros, o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas, da Academia Piauiense de Letras e o Diploma de Jornalista do Ano (1997). Fundador e presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Conselheiro do Memorial das Nações Indígenas, do Governo do Piauí, Agente Superior da Administração do Governo do Piauí. Foi Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Diretor do Departamento de Desenvolvimento Turístico da Piemtur, Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Técnico em Transações Imobiliáros (registrado sob nº 0211 no Conselho Regional e Federal de Corretores de Imóveis), Repórter, em fase de aposentadoria, da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom).
É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Literatura e Arte” (1986); “Jornalismo – Ética, Direito e Dever” (1989); “Adesão do Piauí à Independência do Brasil” (1991), opúsculo; “Teresina, de Saraiva a Heráclito” (1992); “Vultos da Região de Sete Cidades”(1998), “Hermes Pinheiro – Poeta e Jornalista” (1998); “Ensaio Poético” (1998); “Josípio Lustosa – Perfil de um Líder” (1998), “Crônicas dos Novos Tempos” (1998); e, “Os Dois Irmãos Milagrosos” (1998), em parceria com Antônio de Pádua da Costa Lima e “Personalidade Cultural do Século – Talentos da Inteligência do Piauí” (2001).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário